Mais do que um futuro sustentável, construímos
uma consciência sustentável

Eng. Lourdes Cristina Printes

CEO & Diretora Técnica

Reinventar um mundo melhor faz parte das aspirações da paulistana Lourdes Cristina Delmonte Printes desde a infância. E a escolha da profissão mais que comprova essa máxima. O lado humanitário e a convicção de que sempre é possível evoluir, em todos os aspectos, refletem até hoje nos rumos profissionais da engenheira civil (Universidade Presbiteriana Mackenzie / 1986), pós-graduada pela Universidade de São Paulo.

 

Antes da fase acadêmica, os planos de Lourdes dividiam-se entre os cursos de História e Engenharia. Em qual deles poderia exercer de forma mais plena tal poder de transformação? Na dúvida, optou pela jornada dupla, frequentando também a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP, onde recebeu seu primeiro diploma, em 1985.

 

Durante os primeiros anos da carreira, Lourdes Cristina Delmonte Printes trabalhou em grandes empresas de engenharia. Na Figueiredo Ferraz, atuou em projetos como o da Rodovia dos Imigrantes, por exemplo. Na Themag Engenharia, participou da construção do Metrô de São Paulo e de obras significativas para o crescimento da infraestrutura do Brasil, como as barragens de Porto Primavera, Itaipu e Paulo Afonso. Nesta fase, colaborou ainda para criação do Departamento de Meio Ambiente da Themag e foi quando tomou uma importante resolução. “Decidi optar pela linha da construção responsável e sustentável quando o assunto ainda engatinhava no Brasil”, relata a engenheira.

 

No final dos anos 80, durante viagem de estudos aos Estados Unidos, Lourdes conheceu o sistema SCIP (Structural Concrete Insulated Panel), já tido na época como material mais sustentável no setor da engenharia e utilizado em condomínios residenciais em diversas cidades americanas.

Sobre suas referências, Lourdes Cristina Delmonte Printes destaca os engenheiros Augusto Guimaraes Filho e Joaquim Cardoso que “possibilitaram, através de muito cálculo, vontade e parceria, a execução dos projetos dos arquitetos Oscar Niemayer e Lucio Costa para os principais edifícios de Brasília e plano urbanístico, respectivamente”.

 

Atualmente, a engenheira está à frente da LCP Engenharia & Construções, pioneira no desenvolvimento e execução de projetos sustentáveis. Com capacidade de liderança e comunicação, é profissional referência na área, ministrando palestras em eventos nacionais e internacionais sobre a utilização do Painel de Argamassa Armada com Miolo de EPS (poliestireno expandido), envolto em malha de ferro galvanizado, e sobre conceitos de certificação na construção civil brasileira. Figura entre os congressistas de peso nas Conferencias Internacionais do Green Building Council Brasil e EUA, UNEP, Feira de Milão, BRICS e UA, a exemplo do ambientalista norte-americano Paul Hawken.

 

Movida a desafios, a trajetória de Lourdes revela que é preciso tomar decisões baseadas em princípios e manter o foco nos resultados. O sucesso e a concretização de sonhos são consequências naturais e estão espelhados, ao longo dos últimos anos, no grau de satisfação de clientes, alunos e colaboradores que compartilham o dia a dia da engenheira.

^ TOPO

Submitting Form...

The server encountered an error.

Cadastro

Recebido

Av. Angélica, 2395 | São Paulo

+ 55 (11) 3120-6310

lcp@lcpconstrucoes.com.br