Conheça o EcoGrid

Uma técnica construtiva inovadora
e sustentável, que garante rapidez, eficiência e economia nas obras.

Conheça o EcoGrid®

Ecogrid® é um novo e revolucionário método de construção sustentável desenvolvido pela LCP Engenharia e Construções nos últimos 25 anos, usando a tecnologia SCIP (Structural Concrete Insulated Panel) em conjunto com que há de mais moderno de materiais sustentáveis, utilizando-se de práticas e procedimentos especializados nas construções residenciais, comerciais e privadas.

 

A tecnologia Ecogrid® permite que residências e prédios construídos pela LCP atinjam os mais altos índices de certificações sustentáveis, incluindo SKA Rating (Sistema Britânico), LEED for Homes (USGBC) e Referencial Casas (BRGBC).

 

O painel de estrutura armada de EPS (SCIP) pode ser usado na edificação de paredes, telhados, lajes e pisos. O sistema SCIP é composto por um painel feito com estrutura de EPS (Poliestireno Expandido), abraçado por uma malha de ferro galvanizado formando um sanduiche com treliças de açosoldadas em estrutura 3-D com ambos os lados do painel.

Arquitetos & Designers

  • 100% Sustentável & Reciclável
  • Redução no tempo de construção
  • Flexibilidade ilimitada para o projeto
  • Perfeito para residências e edifícios comerciais
  • Compatível com qualquer tipo de acabamento
  • Obras limpas, com baixa produção de resíduos

Proprietários

  • Edifícios estruturalmente fortes
  • Resistente a tempestades e fogo
  • Efetividade de custo no Ciclo de Vida
  • Redução da poluição sonora externa
  • Ambiente interno confortável & saudável
  • Economia com aquecimento e refrigeração
  • Equipes de trabalho menores
  • Painéis pré-fabricados para cada projeto
  • Incorpore conceitos de construção verde
  • Ideal para armazéns e mercado industrial
  • Alcance as pontuações máximas no USGBC LEED
  • Tecnologia amplamente utilizada nos EUA & Europa
  • Conforto térmico & acústico
  • Baixo custo de manutenção
  • Resistente a bichos & cupim
  • Feito para durar mais de um século
  • Resistente a mofo, bolor e desgaste
  • Sem passagem de ar através das paredes e telhado

Benefícios & Vantagens

Processo Construtivo

Nosso processo construtivo exclusivo, aliado a facilidade de manuseio e montagem dos painéis, garante a construção da sua casa com rapidez, eficiência e economia, reduzindo drasticamente o tempo de construção e o custo com mão de obra e materiais, enquanto atende aos parâmetros dos principais processos de certificação internacionais e nacionais.

1

2

3

4

5

Montagem

dos painéis

Instalação

dos conduítes

Fixação

dos painéis

Jateamento

da argamassa

Acabamento

final

 

Saiba mais

Veja em Ação

Conheça nossos projetos em detalhe e veja o processo construtivo na prática!

Estrutura do Material

EPS é a sigla internacional para Poliestireno Expandido, um plástico rígido formado pela expansão de pequenas cápsulas de estireno - mais conhecido no Brasil como Isopor®.

O material é considerado um dos mais ecológicos no mercado e seu uso na construção civil é um dos menos comprometedores ao meio ambiente.

 

É, inclusive, considerado o método construtivo mais avançado na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá. As aplicações do EPS na construção civil são extremamente amplas e variadas, podendo ser utilizado em sistemas isolantes de coberturas, paredes, pavimentos e praticamente qualquer tipo de obras, desde grandes viadutos, estradas, grandes edifícios e casas de alto, médio e pequeno porte/padrão.

 

O EPS é comprovadamente um material isolante. Nos últimos 35 anos, ele ganhou uma posição estável na construção civil, não apenas por suas características isolantes, mas também por sua leveza, resistência, facilidade de aplicação e baixo custo.

 

As aplicações do EPS na construção civil são extremamente amplas e variadas, podendo ser utilizado em sistemas isolantes de coberturas, paredes e pavimentos, e praticamente qualquer tipo de obras, desde grandes viadutos, estradas, grandes edifícios e casas de alto, médio e pequeno porte/padrão.

Histórico

Descoberto em 1949 pelos químicos Karl Buchholz e Fritz Stastny nos laboratórios da Basf, na Alemanha, o EPS é formado pela expansão de pequenas cápsulas de estireno similares a pérolas, com diâmetros variando entre 0,4 a 2,5 mm, que são colocadas em câmeras aquecidas, hermeticamente fechadas e submetidas à ação de vácuo.

 

No processo produtivo de expansão das pérolas de estireno não é utilizado o gás CFC* ou qualquer um de seus derivados e/ou substitutos. No lugar do CFC, utiliza-se o gás Pentano, um hidrocarboneto que na presença de reações fotoquímicas transforma-se em Dióxido de carbono e água. Como o estireno não contém cloro em sua cadeia química e a proporção de Dióxido de Carbono liberado do processo é mínima, o material é considerado um dos mais ecológicos e seu uso na construção Civil um dos menos comprometedores ao meio ambiente.

 

As pérolas de estireno podem aumentar em até 50 vezes seu diâmetro original e com o processo de aquecimento unem-se umas às outras adquirindo o formato do recipiente ou forma em que se encontram. O resultado deste processo é um objeto/estrutura leve, relativamente dura e com densidades variáveis diferentes, com inúmeras aplicações industriais, transitando com eficiência em vários segmentos desde as embalagens, caixas térmicas, decoração, pranchas, agricultura entre outros. Na construção civil é considerado o método construtivo mais avançado na Europa, Estados Unidos e Canadá.

Sua grande capacidade de isolamento térmico ou de resistência a passagem do calor, se deve a composição do EPS, esta espuma rígida formada por aproximadamente 3% de poliestireno e 97% de ar - que se mantem quase imóvel dentro das células do EPS.

 

Com estas características de isolamento térmico, sua utilização em processos construtivos, produz edificações que contribuem para uma menor utilização dos recursos energéticos do planeta (aparelhos de ar condicionado e ou aquecedores, por exemplo), contribuindo significativamente para o aumento dos índices de construções com eficiência energética.

 

*CFCs = Clorofluorcabono, principal gás destruidor da camada de ozônio que resulta em aquecimento Global.

EPS no Mundo

^ TOP

^ TOPO

Submitting Form...

The server encountered an error.

Cadastro

Recebido

Av. Angélica, 2395 | São Paulo

+ 55 (11) 3120-6310

lcp@lcpconstrucoes.com.br